Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 07.05.24

obra em progresso

 

Não sei se acontece o mesmo com as outras pessoas mas, na maioria das vezes, quando começo a cozinhar qualquer coisa para o jantar, a receita é uma obra em progresso já que raramente o resultado final é aquele que começou por ser a ideia inicial.

Tome-se, por exemplo, esta carne de peru picada que tinha no congelador. Retirada a tempo de descongelar [o que já de si é invulgar], a ideia era fazer uns hambúrgueres ou umas almôndegas. Mas na realidade, acabei por fazer isto.

E porquê, perguntam vocês? Porque tinha uns espinafres para gastar. Apenas por isso (e porque assim deu menos trabalho, vá...).

 

Gratinado de Peru e Espinafres

 

20240420_195804.jpg

 

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada

1 talo de aipo em rodelas

300 grs de peito de peru picado

1 mão-cheia de espinafres cortados grosseiramente

100 ml de molho de tomate

Sal e pimenta q.b.

50 grs de queijo ralado (usei mistura de 4 queijos)

 

Alourar a cebola e o aipo no azeite. Juntar a carne picada e mexer de vez em quando para que fique toda cozida por igual.

Adicionar os espinafres e deixar amolecer até perder o volume. De seguida juntar o molho de tomate e temperar com sal e pimenta a gosto.

Deixar mais uns minutos ao lume e deitar numa assadeira pequena. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno por uns minutos, apenas até o queijo estar derretido.

Servir com uma salada.