O que muda
Uma das minhas receitas favoritas com ovo e tomate é a Shaksuka, uma receita do Magreb e Medio Oriente que é basicamente um molho de tomate e pimento bem maduro e ovos escalfados nesse molho. Se considerarmos algumas das nossas receitas, principalmente mais a sul, vemos que a ocupação árabe do nosso país deixou muito mais do que palavras como Olá, Açorda ou Salamaleque e que a comida, mais uma vez, une mais do que separa.
Os ovos de tomatada são uma receita típica do Alentejo e a primeira vez que comi foi na Amadora, feita pela mãe de uma amiga alentejana do Crato. Naquele longínquo domingo ao almoço, eu e a minha amiga a ressacar de uma noitada daquelas até de dia, chegámos à sala e o almoço era tomatada. A visão da travessa cheia de um molho vermelho e ovos provocou-me involuntariamente um vómito que logo disfarcei porque já tinha idade para ser adulta (embora não o praticasse muitas vezes...).
À época detestava tomate e apenas o conseguia suportar em saladas quando ainda estava verde e rijo. Mas como tudo na vida, evoluímos e agora, ovos de tomatada são um verdadeiro manjar. Esta é uma versão em que os ovos são mexidos no molho em vez de escalfados inteiros.
Ovos Mexidos de Tomatada
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
3 tomates coração-de-boi bem maduros (cerca de 1 kg)
Orégãos e manjericão a gosto
Sal a gosto
4 ovos
Picar a cebola e os dentes de alho e levar ao lume com o azeite até alourar. Juntar o tomate sem pele e esmigalhado com as mãos e temperar com as ervs e o sal a gosto. Deixar refogar por uns vinte minutos.
Bater os ovos bem batidos e adicionar ao molho de tomate mexendo para ficarem bem envolvidos e cozidos.
Servir sobre pão alentejano torrado.