o que eu gosto disto!
Estes dias ainda bem frescos pedem lareiras e sopas quentes. A lareira nem sempre dá jeito estar a acender, carregar lenha, limpar cinzas, etc. Às vezes a preguiça é superior ao frio!
A sopa pode ser uma qualquer mas uma como esta, aquece ainda mais. Além disso tem uma cor vibrante que só por si já parece uma pequena chama. É quase uma lareira portátil
Sopa de lentilhas e tomate
1 cebola média, picada
2 colheres de sopa de óleo de girassol (ou outro)
½ colher de chá de cominhos em pó
½ colher de chá de coentros em pó
½ colher de chá de pimentão (colorau) em pó
½ colher de chá de açafrão das Índias
2 dentes de alho ralados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
½ lata de tomates maduros (cerda de 250 grs)
1 litro de água ou caldo de legumes
1 copo de lentilhas vermelhas
Sal q.b.
Coentros picados
Alourar a cebola no óleo, apenas até amolecer, adicionar o cominho, os coentros, o pimentão e o açafrão em pó e mexer. Juntar também o alho e o gengibre ralados. De seguida juntar os tomates com o líquido, as lentilhas e a água. Temperar a gosto com sal e deixar ferver por 40 minutos.
Quando cozido, passar com a varinha mágica mas sem desfazer completamente. Adicionar alguns coentros picados à sopa e servir, guarnecendo com mais coentros.
Notas:
se desejarem uma sopa picante, acrescentem um pouco de piripiri juntamente com as especiarias
ligeiramente adaptada desta receita