o que é natural é bom...
O meu iogurte favorito é o natural, sem sabores, pedaços, sem ser líquido e branquinho, é como eu gosto. E é tão fácil de fazer em casa que a maioria das vezes nem me dou ao trabalho de comprar. Depois acrescento o que me apetece: mel, frutas, granola, compotas, conforme o 'apetecia-me algo' do dia. E também podem ser usados em receitas que pedem iogurte: quiches, marinadas, sobremesas.
Agora que não preciso de usar a minha lancheira para levar o almoço para o trabalho, uso-a para fazer iogurtes. Se podia fazê-los numa daquelas máquinas super-mega-hiper-xpto que há à venda e que cozinham e tudo?
Podia. Mas não era a mesma coisa...
Iogurte Natural
1 litro de leite fresco meio gordo (usei marca branca)
1 iogurte natural (usei marca branca)
Aquecer o leite até estar morno e agradável ao toque (ou usar um termómetro para alcançar os 45ºC).
Dissolver o iogurte natural no leite morno e mexer bem. Coar esta mistura para dentro de frasquinhos limpos e secos e tapar.
Encher dois frasquinhos com água a ferver e colocar todos os frascos, os que têm a mistura de leite e os que têm água a ferver, dentro de uma lancheira. Fechar bem e guardar onde não seja mexido durante oito horas (pode ser dentro do forno, por exemplo).
Ao fim desse tempo retirar os frascos de iogurte da lancheira e guardar no frigorífico até serem consumidos.
Notas:
Os frascos podem ser quaisquer, usei uns que me ofereceram e que levam 200ml cada;
A minha lancheira [marmita para alguns] é de neopereno mas também podem ser usadas aquelas que têm o interior que parece papel de alumínio;