o melhor arroz
Esta receita é uma daquelas em que o arroz carolino brilha, gomoso, redondo, a criar um molho em que os bagos se envolvem no líquido, ao contrário de outros arrozes em que parece que o bago se zangou com o caldo e, apesar de esterm ali os dois, é como se não fizessem parte da mesma receita.
Há alguns anos que deixei de usar arroz carolino de supermercado e passei a usar arroz carolino produzido localmente no Baixo Vouga Lagunar, nomeadamente em Canelas.
Esta publicação não é patrocinada mas como não quero ser gananciosa posso dizer que o melhor arroz de todos os que já experimentei é o D'Jardim. Seja em pratos salgados ou doces, não há igual. O arroz de cabidela ou o arroz doce ficam uma maravilha de cremosos com este arroz carolino e até já fiz alguns risotos a usar este arroz (no risoto o segredo é mexer, mexer, mexer).
Quem quiser encomendar é só contactar os produtores directamente na página do Arroz D'Jardim.
Arroz caldoso com Entrecosto
1 cebola
1 tira de pimento vermelho
3 colheres de sopa de tomate triturado
1/2 copo de vinho branco
230g de arroz carolino
1 litro de caldo de carne ou água (ou metade de cada)
1 pitada de açafrão (do verdadeiro, não é açafrão das Índias)
Sal e pimienta a gosto
Azeite q.b.
Marinada:
500g de entrecosto de porco (cortado em bocados pequenos)
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de orégãos
2 colheres de chá de pimentão
1 colher de chá de mostarda de Dijon
30ml de azeite
Sal e pimenta preta a gosto
Salsa picada (opcional)
Numa taça misturamos a carne com os ingredientes da marinada. Deixamos repousar por umas horas ou de um dia para o outro no frigorífico.
Num tacho com azeite alouramos o entrecosto até perder a cor crua. Removemos a carne do tacho e reservamos. No mesmo tacho amolecemos a cebola e o pimento em lume brando, juntamos o tomate triturado e deixamos apurar por uns minutos, sempre em lume baixo. Adicionamos o entrecosto e o vinho branco e deixamos evaporar um pouco. Juntamos metade do caldo, tapamos e deixamos cozinhar por uma meia hora ou mais um pouco se a carne for rija.
Quando a carne estiver tenra, adicionamos o açafrão (em estames ou em pó), o arroz e o restante caldo. Rectificamos o tempero de sal e pimenta se necessário e deixamos cozer, tapado, em lume baixo por uns vinte minutos (ou menos se gostarmos dele meio cru - eu não) mexendo de vez em quando.
Servir de imediato polvilhado de salsa picada.
Nota: a receita foi encontrada aqui