Nem todas as saladas têm que ser de alface
O tahini é uma pasta feita de sementes de sésamo moídas. É muito usado no Médio-Oriente, nomeadamente em Israel, Líbano, Faixa de Gaza e também na Turquia, Grécia, Chipre, entre outros. Pode ser consumido para barrar pão ou tostas ou também como ingrediente para molhos, biscoitos, bolos, etc. Por cá encontra-se em casas de produtos naturais ou em alguns supermercados.
Isto para dizer que a salada de hoje tem um molho feito com tahini mas pode bem ser substituído por azeite e vinagre ou outro tempero à escolha.
Salada de Couscous com molho Tahini
1 cebola picada
1 colher de sopa de azeite
1 copo de couscous
1 pitada de sal
1 colher de café de Ras-el-Hanout (opcional)
2 colheres de sopa de uvas passas
2 colheres de sopa de nozes, picadas
1 raminho de salsa, picada
1mão-cheia de azeitonas, descaroçadas e cortadas em rodelas
1 ovo cozido, picado
75 grs de queijo Feta, esfarelado
Molho:
1 colher de sopa de tahini
3 colheres de sopa de água a ferver
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de sumo de limão
Pimenta preta q.b.
Frigir a cebola no azeite de modo a ficar acastanhada (o nível a seguir a alourada). Preparar os couscous conforme instruções da embalagem ou em alternativa: misturar um copo de couscous com um copo de água a ferver, uma pitada de sal e o ras-el-hanout. Mexer e deixar repousar, tapado, por dez minutos. Ao fim desse tempo soltar os grãos de couscous com um garfo.
Para preparar o molho dissolve-se o tahini em água a ferver num frasco com tampa, adiciona-se o azeite e o sumo de limão e agita-se até ficar cremoso. Tempera-se com piementa preta moída.
Deitar os grãos de couscous já preparados numa taça e misturar os restantes ingredientes. Envolver o molho e servir.