Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 04.11.21

não estão, mas deviam

 

Provavelmente cozinho cogumelos mais do que uma vez por semana. Adoro as possibilidades que nos oferecem e tenho pena de não saber distinguir os que são comestíveis mais do que uma vez (porque todos são comestíveis, alguns apenas uma vez...).

Quando tenho que ir a Aveiro, costumo passar no Mercado Manuel Firmino onde existe uma banca de fruta que vende vários tipos de cogumelos avulso. O melhor desta descoberta é que podemos trazer uma mistura de vários (brancos, marron, portobello, shiitake, eryngi, pleurotus, acho que não me esqueço de nenhum) por um preço médio. Por exemplo: os cogumelos eryngi (os que parecem uns pequenos troncos com copa - foto mais abaixo) custam cerca de 13€ o quilo. Se comprarmos juntamente com os brancos [obrigatórios] e alguns dos restantes, fica tudo à volta de 8€ o quilo. Excelente negócio, se é que querem saber. E não, não me estão a patrocinar o 'poste'. Apenas acho que as boas coisas devem ser divulgadas.

 

Strogonoff de Cogumelos

 

20210812_123449.jpg

 

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de azeite

300 grs de cogumelos variados

4 cogumelhos secos (usei shiitake)

1 colher de sopa de molho Inglês

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de mostarad de Dijon

250 ml de água a ferver

50 ml de natas

salsa picada q.b.

 

Pôr os cogumelos shiitake de molho em água a ferver. Cortar os cogumelos frescos em palitos e reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira e alourar a cebola juntando o alho quando estiver quase amolecida. De seguida juntar os cogumelos frescos e escorrer a água dos secos, reservando-a. Cortar também os cogumelos demolhados e adicionar à frigideira. Temperar com os molhos e a mostarda, mexer e deixar apurar por uns minutos. Adicionar a água de demolhar os cogumelos secos e verificar os temperos, se necessário acrescentar uma pitada de sal.

Deixar borbulhar verificando que se mantém sempre um pouco de molho. Juntar as natas sem deixar ferver e polvilhar com salsa picada. Servir com arroz branco ou massa.

 

20210812_114657.jpg

 

4 comentários

Comentar post