Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 19.05.23

na sertã

 

Desde que comecei a interessar-me por receitas, sempre tive o sonho de ter uma frigideira daquelas que vai ao fogão e ao forno sem queimar ou derreter as pegas. Eu sei que para sonho é muito básico e se calhar ia melhor servida se o meu sonho fosse ter um carro de alta cilindrada (mas adoro o meu nissan micra) ou um iate todo xpto (mas não sou lá grande adepta de água debaixo dos pés) ou uma casa numa ilha paradisíaca (só que não sou muito fã de ter água a toda a volta) mas 'deiam-me' uma sertã e já fico feliz da vida.

Isto para dizer que já tenho uma dessas, das que vai a todo o lado e não se derrete. É uma frigideira de aço de carbono e foi baratucha (menos de 30€), considerando que aquelas que eu sonhava mesmo custam um balúrdio, para cima de 200 euros!

Tive que a 'temperar' já que a parte anti-aderente somos nós que temos que a criar, conforme vem nas instruções (e há tantos filmes no youtube a explicar como que não tive azar nenhum).

E, para provar que esta vai mesmo ao forno e vem de lá toda catita, até fiz um bolo nela, só para provar que aquilo é mesmo o que prometia ser.

 

Bolo de Maçã com Farinha de Espelta Integral (na sertã)

 

20230426_123133.jpg

 

2 ovos

1 copo de açúcar amarelo

1/2 copo de óleo de girassol

1/2 copo de leite com 1 colher de chá de vinagre

1 colher de chá de baunilha

1 copo de farinha de espelta integral

1 copo de farinha de trigo com fermento

1 colher de sopa de canela

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

3 maçãs descascadas e raladas

 

Numa taça juntar os ovos, açúcar, óleo, o leite com vinagre e a baunilha e mexer bem. A esta mistura junta-se a farinha, canela, fermento e bicarbonato. Mexe-se sem bater demais e acrescentam-se as maçãs.

Põe-se a massa numa forma untada com margarina e vai ao forno cerca de 50 minutos, convém ir verificando a partir dos 30 minutos pois estas coisas dependem sempre do forno. Como o meu é do mais básico que há, sem temporizador, nem luz, nem ventoinha, nem temperaturas, essas modernices, eu estou sempre à coca de palito em riste a ver quando o bolo está cozido.

Servir com uma bola de gelado de baunilha.

 

20230426_131001.jpg