Moose
Desde há bastantes anos que faço por altura do Natal biscoitos dos mais variados tipo, de aveia, de canela, de gengibre, de chocolate, etc. Os que mais gosto de fazer são os que se cortam com feitios alusivos à época, árvores de natal, estrelas, sinos, etc.
Aqui há uns tempos uma sobrinha minha ofereceu-me uma forminha que trouxe da Suécia. É mesmo mimosa e faz uns biscoitos muito lindos. Eu sei que por cá os alces não são tradição mas alces lembram-me a Lapónia e isso lembra-me o Natal e por isso isto anda tudo ligado
Biscoitos de Especiarias
1 copo de margarina amolecida (cerca de 200 grs)
1 e ½ copos de açúcar (uso amarelo)
1 ovo
2 colheres de sopa de melaço
1 e ½ colheres de raspa de laranja (usei raspa de uma laranja)
1 colher de sopa de sumo de laranja
3 e ½ copos de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó
¼ de colher de cravinho moído (opcional)
¼ de colher de chá de sal
Bater bem a manteiga com o açúcar. Adicionar o ovo e mexer bem. Juntar o melaço, a raspa e sumo de laranja e bater.
Juntar todos os ingredientes secos e adicionar à mistura anterior, amassando com as mãos até ter uma bola de massa que não se pegue às mãos (usar mais um pouco de farinha se necessário).
Dividir a massa em três partes, espalmar e embrulhar cada uma em película aderente e deixar no frigorífico por uma hora ou mesmo até ao dia seguinte.
Quando for para fazer os biscoitos, retira-se uma parte de massa do frio, amassa-se novamente para ficar mais maleável e estendem-se pedaços de massa para cortar os biscoitos do formato desejado.
Colocar os biscoitos num tabuleiro forrado com papel de ir ao forno e levar a cozer em forno quente por cerca de 10 a 12 minutos. Retirar e deixar repousar na forma por um minuto, depois passar os biscoitos para uma rede para acabarem de arrefecer.
Nota: estes biscoitos podem ser guardados em latas ou caixas herméticas por algumas semanas. Vão apurando o sabor a gengibre ao longo do tempo.