Mistura
Na minha terra existe uma pequena loja de produtos indianos e nepaleses. Gosto de ir lá mesmo quando não preciso de nada porque tem muitas especiarias e, além de gostar muito do cheiro, gosto de imaginar em que receitas as posso usar, mesmo aquelas que não conheço. E o arroz basmati! Até o vendem em sacos de cinquenta quilos. Eu contento-me com um de cinco que vou usando ao longo de meses e tem um aroma tão bom que mal precisa de acompanhamento.
Na última vez que lá fui vi um saco de mistura de lentilhas com outras leguminosas, algumas que imagino sejam ervilhas secas e grão de bico, embora este seja muito redondinho comparado com o nosso, e outras que nem sei o que sejam. Trouxe para casa e fiz um caril.
Caril de Lentilhas e Batata Doce

1 colher de sopa de óleo de coco
1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho, picados
1 colher de sopa de gengibre fresco, ralado
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1 colher de sopa de caril
1 colher de chá de piripiri
1 copo de lentilhas vermelhas (ou mistura)
1 batata doce em rodelas
2 tomates bem maduros, picados
Sal e pimenta preta, moída na altura
300 ml de água
200 ml de leite de coco
Sumo de meio limão
Coentros picados
Pôr as lentilhas de molho por uma ou duas horas.
Num tacho largo aquecer o óleo e alourar a cebola, alho e gengibre. De seguida adicionar a curcuma, o caril e opiripiri e deixar tostar por um minuto. Adicionar as lentilhas escorridas, a batata doce, o tomate picado, sal e pimenta a gosto e mexer. Deixar apurar por cinco minutos e de seguida adicionar a água e deixar a fervilhar em lume brando por uns vinte minutos.
Juntar o leite de coco e deixar apurar por mais cinco minutos. Para finalizar, juntar o sumo de limão e os coentros picados.
Servir com arroz basmati. Para enriquecer o prato, servir com um ovo mal cozido.

