Migas
A primeira vez que comi migas à alentejana foi em Porto Covo, há muitos anos. Vinham a acompanhar entrecosto e eram mesmo boas.
É raro fazer destas migas já que por aqui as mais comuns são as que levam broa, couve e feijão e são meio esfareladas, ao invés das alentejanas que formam uma espécie de bloco de pão. Cada uma é boa no seu estilo. Estas serviram para acompanhar coelho estufado.
Se formos previdentes, compramos o pão um dia ou dois antes, para que fique rijo, que é como é melhor para fazer este tipo de receitas. Ou então aproveitamos as promoções que alguns supermercados fazem, vendendo o pão de véspera com 50% de desconto, que foi o que fiz.
Migas de Espargos
(Estilo Alentejano)
1 pão duro com cerca de 500 grs (à falta de alentejano, usei de Rio Maior)
100 ml de azeite
50 grs de chouriço de carne
5 dentes de alho
6 espargos
Sal q.b.
Cortar o pão em fatias finas, colocar numa taça e cobrir com água.
Aquecer o azeite num tacho ou sertã alta e fritar o chouriço em rodelas finas. Retira mal esteja bem frito e no mesmo azeite alourar os alhos cortados em tiras e os espargos em rodelas.
Adicionar o pão e ir esmagando com a colher de pau, com o lume brando. Continuar a mexer e esmagar e deitar um pouco de água da demolha para ajudar a desfazer o pão. Esta operação de mexer e esmagar demora um pouco mas tem que ser. Quando a papa de pão já estiver a ficar sequinha, moldar um rectângulo com a ajuda de uma espátula.
Deixar alourar bem o fundo, depois virar para tostar outro lado, repetindo esta operação até estar dourado por todos os lados. Para virar as migas podemos 'atirar ao ar' como se faz quando estamos a saltear legumes (como faz o Jamie Oliver ).
Colocar as migas numa travessa e por cima enfeitar com as rodelas de chouriço fritas.