Merluccius Merluccius
A Pescada, nome científico Merluccius Merluccius (será que se chama duas vezes Merluccius porque além de ser Pescada é pescada?) é um peixe quase sem gordura o que o torna excelente em dietas já que além disso é cheio de proteinas e rico em minerais como fósforo, potássio, zinco, magnésio, iodo e ferro e vitaminas, nomeadamente as do complexo B. É um dos meus peixes favoritos embora não ache piada nenhuma a pescadinhas de rabo na boca [seja literal seja figurativamente].
Deixo aqui uma receita que nasceu para usar as partes da pescada que não têm lá grande aspecto e foi nventada à medida que se ia fazendo. Este 'molho' misturado com esparguete cozido, ou outra massa a gosto, é do melhor
Pescada com Açafrão das Índias
3 postas de pescada (usei rabos)
Sal q.b.
1 cebola ou alho francês (apenas a parte branca)
1 raminho de salsa
1 raminho de aneto
1 talo de aipo
1/4 de pimento
1 malagueta
1 colher de chá de açafrão das Índias
1 colher de chá de colorau
1 colher de sopa bem cheia de farinha
água de cozer a pescada
100 ml de leite evaporado
Noz-moscada q.b.
Esparguete q.b.
Cozer o esparguete juntamente com a pescada em água bem temperada com sal. Escorrer e reservar (guardar alguma da água da cozedura). Retirar peles e espinhas à pescada e esfarelar.
Alourar a cebola ou alho francês (ou ambos) com a salsa, o aneto e o aipo picados, o pimento também picado e e malagueta em rodelas. Temperar com o açafrão das Índias e o colorau, mexer e deixar apurar. Adicionar a pescada esfarelada, polvilhar com a farinha, envolver e juntar água de cozer a pescada, mexer até engrossar e juntar o leite evaporado. Deixar fervilhar por um ou dois minutos, rectificar os temperos e finalizar com a noz-moscada.
Servir sobre o esparguete cozido.