mentirinha
Quem me conhece a sério sabe que um dos meus pratos favoritos ‘ever!’ é o arroz de cabidela da minha mãe. Tanto que o escolheria para a minha última refeição se pudesse.
Por sinal o meu não lhe fica muito atrás já que aprendi com ela mas é raro fazer até porque nem sempre é fácil arranjar frango caseiro que venha com o necessário para este prato (sangue, vá…). Passam-se anos sem provar esta delícia.
Aqui há uns dias, a “Questiúncula do dia” no FB das Manhãs da 3 (quem não ouve este programa não sabe o que perde de gargalhadas) era exactamente qual o prato de que não podíamos abdicar se nos tornássemos vegetarianos ou veganos. Respondi que era arroz de cabidela e alguém me sugeriu que experimentasse uma receita desse prato mas em vegano, já que se estava a promover nessa semana o Desafio Vegetariano Portugal.
Ora, quem me lança um desafio de culinária só pode esperar resposta e cá está a minha interpretação da receita do site Receitas Portuguesas Vegan.
Alterei algumas coisas porque ao ler a receita original achei que:
- Muita quantidade de arroz para quantidade de água
- Muito molho de soja (uma embalagem de 200 ml tem à volta de 10 grs de sal, quanto a mim um exagero para um prato)
Isto não quer dizer que a receita original não funcione, mas preferi fazer ao meu modo.
E adorei!
‘Arroz de Cabidela’ Vegan
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de piripiri
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
300 grs de mistura de cogumelos pleurotos e shitake*
1 tomate pequeno picado (ou 50 ml de molho de tomate)
50 ml de molho de soja
1 colher de sopa de molho worcestershire (molho inglês)
50 ml de vinho tinto
150 grs de arroz agulha
400 ml de água
Num tacho aquecer o azeite com o piripiri e alourar a cebola e alhos picados com o pé de salsa inteiro. Adicionar os cogumelos e deixar suar por uns minutos.
Juntar o tomate ou polpa e de seguida adicionar a soja, o molho worcestershire e o vinho, deixar evaporar e adicionar o arroz mexendo enquanto evapora a maioria do líquido.
Juntar a água a ferver e mexer bem. Deixar levantar fervura, baixar o lume e deixar cozer até evaporar a água, cerca de vinte minutos.
Servir com salsa picada.
*usei cogumelos shitake secos que desidratei em água a ferver (usei essa água para fazer o arroz)