mais um
Este coisinho da foto é uma 'ladra', usada para apanhar a fruta mais lá no alto. Muito jeito me tem dado e foram os melhores quinze euros que já gastei porque encavalitar-me num escadote já não está muito nas coisas que me agradam fazer.
Ora, maçãs apanhadas, há que as gastar e nada como um bolo de maçã, deve ser dos doces que prefiro, os que levam maçã. Esta é uma receita grega mas os ingredientes são os de todos os dias por isso experimentem, é facílimo de fazer e mexe-se à mão. Usei as maçãs mais pequeninas e devo ter precisado aí de umas vinte e ajustei os restantes ingredientes ao meu gosto.
É um bolo denso devido à quantidade de maçãs mas é muito saboroso.
Bolo de Maçã
10 maçãs médias
2 copos de farinha
4 ovos
1 copo de açúcar amarelo
3/4 de copo de óleo de girassol
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1 copo de nozes picadas
Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda sem buraco (usei uma com 28 cms) ou um tabuleiro.
Descascar as maçãs e cortá-las muito miudinhas (fiz isto no robot de cozinha) de modo a dar cerca de seis copos cheios. Pôr numa taça grande e adicionar os restantes ingredientes. Mexer com uma mão enquanto se segura a taça com a outra. Depois de tudo misturado põe-se na forma e leva-se ao forno por cerca de uma hora e vinte minutos. Experimentar com um palito ao fim de cinquenta minutos e se estiver a ficar escuro deve-se tapar com papel de alumínio até estar completamente cozido (no meu forno apenas precisei de uma hora e cinco minutos até estar pronto).
Retirar do forno e deixar arrefecer.