Lemonopita
Lemonopita é um bolo grego de limão, normalmente com um xarope para o ensopar. Esta versão é feita com massa Filo e não podia ser mais fácil de fazer (nem mais gostosa!).
Tarte Filo de Limão e Mirtilos
1 embalagem de massa Filo (250 grs)
200 grs de mirtilos frescos
Xarope:
2 copos de açúcar (usei amarelo)
3 copos de água
Casca de um limão (fina)
1 pau de canela
Creme:
350 grs de iogurte grego natural
100 ml de azeite extra virgem
5 ovos pequenos
1/2 copo de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
Raspa de 1 limão
1 pitada de sal
Colocar os ingredientes do xarope num tacho e levar ao lume até levantar fervura. Baixar para o mínimo e deixar fervilhar por vinte minutos. Reservar.
Separar as folhas de massa Filo (a embalagem que usei tinha dez) e dobrar cada uma como se estivesse a fazer um plissado (muitas pregas) e colocar num pyrex ou assadeira de cerâmica. Nos intervalos colocam-se quase todos os mirtilos, deixando uma mão-cheia para colocar por cima do creme.
Numa taça bater os ingredientes do creme e deitar sobre as folhas de massa Filo de modo a que fiquem bem impregnadas. Por cima espalhar os restantes mirtilos e levar a forno quente por cerca de quarenta e cinco minutos.
Quando cozido, retirar do forno e vários fazer furos com um palito. Verter o xarope sobre a tarte aos poucos, esperando para que absorva antes de colocar o restante. Deixar arrefecer até estar morno e servir assim ou frio.