Lebkuchen? Santinho!
Ao que parece estes biscoitos existem desde a idade média e são típicos de países com invernos agrestes, cheios de neve, nomeadamente a Alemanha, Áustria, Bélgica e outros por aí. São muito fáceis de fazer e não podiam ser mais saborosos.
Experimentem, afinal este ano não vai ser possível passar horas atrás de horas às compras dadas as limitações, porque não oferecer coisas que nos adocem a alma? Bem precisada anda…
Lebkuchen
200 ml de mel
85 grs de manteiga
1 e ½ copos de farinha
1 copo de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de noz-moscada
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de cravinho em pó
Raspa de uma laranja (opcional)
Lascas de amêndoa para enfeitar
Aquecer o forno. Num tachinho derreter a manteiga com o mel.
Numa taça misturar os restantes ingredientes (excepto as lascas de amêndoa) e deitar o mel e manteiga derretidos sobre os ingredientes secos. Mexer com a colher de pau até ficar uma bola de massa. Deixar arrefecer uma hora (ou de um dia para outro) e de seguida moldar bolinhas do tamanho de uma noz, espalmar ligeiramente e por cima espalhar algumas lascas de amêndoa.
Levar ao forno em tabuleiro forrado com papel de ir ao forno e deixar cozer por cerca de 20 minutos. Retirar do forno, deixar por cinco minutos no tabuleiro e depois passar para uma rede para arrefecerem.
Podem ser guardados numa lata hermética até um mês, o sabor a mel e especiarias vai ficando mais forte à medida que o tempo passa.