inspirações
Esta salada foi inspirada nesta receita. Muito ligeiramente inspirada já que acabei por não fazer quase nada igual. Mas é para isso que servem os milhões de receitas que encontramos por aí, são ideias que usamos para por à prova a nossa criatividade. E funciona (na maioria das vezes…)
Como qualquer salada, é muito versátil e podem ser usados outros ingredientes e mesmo assim ficar tão maravilhosa como esta ficou.
E apesar de ser uma salada, com frango grelhado, tem um ar perfeitamente outonal, ora digam lá.
Salada de Frango Mediterrânica
Peitos de frango grelhados
Legumes salteados
Macarrão cozido
Molho
Temperar os peitos de frango com sal, mistura de ervas aromáticas secas e sumo de limão. Grelhar de modo a que fique bastante tostado por fora (grelhei numa frigideira antiaderente sem gordura).
Pôr azeite no fundo de uma frigideira e adicionar: cebola roxa em meias-luas, beringela em rodelas, curgete em rodelas (também usei flores de curgetes!), cogumelos fatiados, pimento vermelho em tiras, sal e pimenta q.b.
Levar ao lume, tapado, de modo a refogar esta mistura de vegetais por cerca de meia hora.
Fazer o molho misturando uma colher de sopa de tahini com uma colher de sopa de mostarda à antiga (daquela com grãos), uma colher de sobremesa de mel e vinagre de vinho tinto e azeite q.b.
Põe-se o macarrão cozido e escorrido numa taça grande e por cima dispõem-se os vegetais refogados e rega-se com o molho.
Cortar o frango grelhado em fatias e dispor sobre a salada.
Notas:
a mistura de ervas aromáticas pode ser de compra ou feita em casa (ex: orégãos, tomilho, salsa, etc); podem ser usadas Ervas da Provença
O tahini é uma pasta de sésamo que já existe à venda na maioria dos supermercados. Pode ser substituída por manteiga de amendoim ou de amêndoas
flores de curgete e mini curgetes