Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 28.06.16

inspirações...

 

A inspiração para experimentar receitas chega de todo o lado, ou de algum colega que comenta um prato que ficou bom, de blogues de receitas, de livros, tantos que acabam por quase sempre ficar para ali, cheios de marcações e de vez em quando, de coisas que se leem por aí.

Quem conhece o Diário do Purgatório (o blogue, pelo menos ) sabe que é sobre muitas coisas, menos comidas. Mas que querem, foi de lá mesmo que veio a ideia para fazer este prato e como não sabia como, andei a cuscar por aí e descobri esta receita no Sweet Gula.

E atentem bem: só no título estão quase todos os ingredientes da receita!

 

Folhado de Alheira, Maçã, Espinafres e Pinhões

 

strudel.JPG

 

1 base de massa folhada rectangular

1 alheira

1 maçã

1 mão-cheia de espinafres

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de pinhões

1 ovo

1 colher de sopa de sementes de papoila

 

Retirar a pele à alheira e cortar em pedaços. Descascar a maçã e cortar em quadradinhos. Lavar as folhas de espinafres e escorrer.

Numa frigideira põe-se a alheira a alourar. Juntam-se os quadradinhos de maçã e vai-se envolvendo de modo a que fique uma pasta uniforme. Retira-se da frigideira e deixa-se arrefecer um pouco. Entretanto levam-se os espinafres ao lume na mesma frigideira com uma colher de sopa de azeite. vão-se mexendo de modo a que fiquem amolecidos e retiram-se do lume.

Estende-se a massa folhada. Por cima espalham-se os pinhões mais ou menos a ocupar uma tira ao meio da massa. Por cima põe-se a mistura da alheira e maçã e sobre isto os espinafres. Fecha-se a massa sobre o recheio como se fosse um embrulho e vira-se de modo a que a parte de cima seja a parte lisa.

Põe-se sobre papel vegetal (pode ser o que vem com a massa) sobre um tabuleiro. Fazem-se uns cortes com o bico de uma faca afiada de modo a deixar escapar o vapor. Pincela-se com um ovo batido e polvilha-se com sementes de papoila.

Vai a forno quente por cerca de 25 minutos ou até estar bem dourado.

 

2 comentários

Comentar post