Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 11.05.22

indulgências

 

Confitar é cozinhar alimentos em gordura, a baixas temperaturas - cerca de 20ºC a 130ºC - muito lentamente e sem deixar fritar.

 

Já tinha confitado bacalhau outras vezes mas nunca aqui tinha publicado a receita. Não há prato mais fácil de fazer e só temos que ter o cuidado de não deixar o azeite levantar fervura já que se assim fosse, passava a bacalhau frito e não é o que queremos.

Ah, tanto azeite e tal! Pois, mas o azeite que sobra pode (e deve) ser usado noutras preparações que levem azeite, em refogados, por exemplo. Não é um prato leve mas a gordura é da boa, e claro, não é para comer todos os dias.

 

Bacalhau Confitado

(com batatas novas salteadas)

 

20220501_125757.jpg

 

2 lombos de bacalhau demolhados

2 dentes de alho inteiros (esmagados, sem a pele)

4 raminhos de tomilho

12 bolinhas de pimenta preta

400 ml de azeite extra virgem

 

Colocar os lombos de bacalhau com a pele para cima num tachinho grande o suficiente para os conter, sem muito espaço de sobra. Colocar os restantes ingredientes e cobrir com o azeite de modo a que o bacalhau fique completamente tapado com o azeite.

Levar a lume muito brando e cozer por cerca de quinze minutos, evitando que o azeite levante fervura.

Servir acompanhado com batatas cozidas e salteadas em azeite (pode ser com azeite usado para confitar o bacalhau), alho e salsa e com uma salada.

 

20220501_125710.jpg

 

Nota: O bacalhau da foto não está com a pele para cima pois já estava pronto e virei-o para que ficasse melhor no retrato