indulgências
Confitar é cozinhar alimentos em gordura, a baixas temperaturas - cerca de 20ºC a 130ºC - muito lentamente e sem deixar fritar.
Já tinha confitado bacalhau outras vezes mas nunca aqui tinha publicado a receita. Não há prato mais fácil de fazer e só temos que ter o cuidado de não deixar o azeite levantar fervura já que se assim fosse, passava a bacalhau frito e não é o que queremos.
Ah, tanto azeite e tal! Pois, mas o azeite que sobra pode (e deve) ser usado noutras preparações que levem azeite, em refogados, por exemplo. Não é um prato leve mas a gordura é da boa, e claro, não é para comer todos os dias.
Bacalhau Confitado
(com batatas novas salteadas)

2 lombos de bacalhau demolhados
2 dentes de alho inteiros (esmagados, sem a pele)
4 raminhos de tomilho
12 bolinhas de pimenta preta
400 ml de azeite extra virgem
Colocar os lombos de bacalhau com a pele para cima num tachinho grande o suficiente para os conter, sem muito espaço de sobra. Colocar os restantes ingredientes e cobrir com o azeite de modo a que o bacalhau fique completamente tapado com o azeite.
Levar a lume muito brando e cozer por cerca de quinze minutos, evitando que o azeite levante fervura.
Servir acompanhado com batatas cozidas e salteadas em azeite (pode ser com azeite usado para confitar o bacalhau), alho e salsa e com uma salada.

Nota: O bacalhau da foto não está com a pele para cima pois já estava pronto e virei-o para que ficasse melhor no retrato ![]()
