frutos do trabalho
Tenho uma pereira que costuma carregar com muita fruta. O problema (se é que fruta a mais é um problema) é que amadurece quase tudo ao mesmo tempo e mesmo a dar a família e amigos acaba por haver alguma que se estraga se não tivermos atenção. Por essa razão desde há alguns anos faço fruta em calda (pêssegos, pêras, ameixas, maçãs, feijoas). Depois, ao longo do inverno, quando não é a época dessas frutas, abro um frasco e maravilho-me com o sabor e com a satisfação de saber que fui eu quem produziu e guardou.
No outro dia apeteceu-me fazer esta tarte e em vez de ir comprar pêras (que por esta altura sabem um bocado a cartão), usei das que tinha em calda. Foi aprimeira vez que usei a fruta em calda numa sobremesa (ao invés de comer como está) e ficou uma delícia.
Tarte de Pêra
100 grs de manteiga
100 grs de açúcar
180 grs de farinha com fermento
2 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
4 pêras em calda
1 colher de sopa de amêndoas laminadas
Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma massa volumosa. Adicionar a farinha, os ovos e a baunilha e mexer para que fique uma massa fofa.
Untar uma forma de tarte e deitar a massa na tarteira. Por cima dispôr as pêras cortadas em fatias finas e polvilhar com as lascas de amêndoa. Levar ao forno até ficar dourado, cerca de meia hora.
Nota: pode ser feito com pêras frescas bem maduras, descascadas e cortadas em tiras
(antes de ir ao forno)