Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 01.09.25

Frescura

 

Este ano os meus tomateiros não deram grande coisa e, além disso, não sairam como a encomenda, ou seja, comprei vários pés de tomate coração-de-boi e apenas metade eram dessa variedade, os restantes eram dos redondos, penso que lhes chamam tomate-maçã.

Não é que não sejam bons mas gosto mais da macieza da polpa dos coração-de-boi, principalmente bem maduros com cebola, azeite e orégãos a acompanhar tudo e mais um par de botas.

Mas nada que não se resolva e os outros também se gastaram, de uma maneira ou de outra. Esta foi a que mais elogios mereceu.

 

Tomates Recheados com Salada Russa de Atum

 

20250822_124229.jpg

 

Cozer com alguma antecedência, de modo que dê para arrefecer,  batata, cenoura e vagens em cubinhos. Cozer também ovos.

Quando estiver frio picar os ovos e misturar tudo, esmagando ligeiramente os bocados maiores de batata. Adicionar o atum e envolver com maionese, caseira ou de compra, e reservar.

Cortar as tampas dos tomates e retirar todo o interior (reservar para juntar a refogados). Deitar colheradas de salada russa dentro dos tomates e finalizar com azeitonas e salsa.

Servir fresco ou à temperatura ambiente.