Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 27.04.20

ficaremcasa#29

 

Já quase toda a gente ouviu falar de Overnight Oats. Não temos uma expressão que traduza mas por vezes utiliza-se ‘aveia adormecida’.

As overnight oats são papas de aveia que não são cozinhadas e que se preparam de véspera (daí o termo ‘overnight’ que significa durante a noite). Normalmente preparadas com ingredientes extra, são facílimas de fazer e muito saborosas.

Por aqui já existem imensas receitas e esta é apenas para mostrar que com uma base, podemos apresentar duas versões completamente diferentes para não parecer que andamos sempre a comer a mesma coisa nesta fase de quarentena em que os dias acabam por parecer todos o mesmo (alguém já viu o filme Groundhog Day aí umas 327 vezes? É mais ou menos isso…)

Para a versão de frutas caramelizadas, usei meia pêra, meia maçã e meia banana que estavam com as outras metades já em modo podre. Sim, até frutas que estão com bilhete de ida para o composto podem ser semi-aproveitadas!

Para a outra, usei mais cor 

Cuidem-se.

 

‘Overnight Oats’ x 2

 

½ copo de flocos de aveia

1 colher de sopa de sementes de chia

200 ml de leite de coco

 

Misturar num recipiente com tampa e deixar no frigorífico até usar (pode aguentar cerca de cinco dias, por isso podem dobrar a receita, esta que aqui deixo deu para duas vezes).

 

IMG_20200423_082302.jpg

 

Versão 1:

Numa frigideira pôr uma colher de sopa de açúcar amarelo e uma colher de chá de manteiga. Deixar derreter e adicionar meia maçã e meia pêra em fatias e meia banana em rodelas. Deixar caramelizar um pouco e retirar do lume. Polvilhar com canela e reservar até usar (também pode ser feito de véspera).

Pôr metade das papas de aveia numa taça e por cima pôr as frutas caramelizadas. Servir.

 

IMG_20200424_083859.jpg

 

Versão 2:

Na outra metade das papas de aveia pôr uma tâmara em pedacinhos, flocos de coco tostados, meia banana em rodelas e dois morangos em rodelas. Salpicar com pepitas de cacau (ou um quadradinho de chocolate negro ralado) e um fio de mel. Enfeitar com flores comestíveis (estas são de borragem, podem usar amores-perfeitos, rosas, cravinas, capuchinhas, etc.). Servir.

 

6 comentários

Comentar post