ficaremcasa#23
Quem anda a pensar em como gastar as claras que sobraram dos pães-de-ló da Páscoa? Sim, essas que congelaram e agora estão ali para se ver o que se faz com elas.
Não desespereis, fazemos umas farófias aldrabadas. Aldrabadas porque não temos gemas para fazer o creme. Mas temos farinha de custarda, ou leite-creme instantâneo ou mesmo, pasme-se! farinha Maizena e açafrão das Índias (para dar a cor).
Farófias
4 claras
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar + 3 colheres de sopa de açúcar
600 ml de leite + 50 ml
2 tiras de casca de limão (sem a parte branca)
1 pau de canela
3 colheres de sopa rasas de farinha de Custarda
Canela em pó q.b.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal, juntar as duas colheres de sopa de açúcar e tornar a bater até ficar em castelo firme.
Entretanto aquecer os 600 ml de leite com a casca de limão e o pau de canela e quando começar a borbulhar cozem-se colheradas de claras por um ou dois minutos cada uma. Retirar do leite com a escumadeira e reservar as farófias numa taça para servir, com jeito para não se desfazerem. Descartar a casca de limão e o pau de canela e manter o leite ao lume.
Numa taça misturar a farinha de Custarda e o restante açúcar e dissolver em 50 ml de leite frio. Deitar no leite que está ao lume mexendo sempre até engrossar. Não deve ficar líquido mas também não pode ficar espesso demais.
Deitar cuidadosamente sobre as farófias e polvilhar com canela em pó. Deixar arrefecer antes de servir.
Nota: se preferirem uma versão com chocolate, vejam aqui.