Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 15.04.20

ficaremcasa#21

 

Uma sopa que faz as vezes de uma refeição. E que usa ingredientes que se costumam ter à mão, se não há tomates frescos nem congelados podem ser usados os de lata. Se não há curgetes, pode-se usar abóbora, cenoura em vez de nabos, batatas… há imensas maneiras de dar a volta a receitas simples.

 

Creme de Tomate com Ovo Escalfado

 

IMG_20190910_203612.jpg

 

2 cebolas

2 dentes de alho

Azeite q.b.

4 tomates coração-de-boi bem maduros (usei congelados)

1 nabo

1 curgete

Sal q.b.

1 pitada de açúcar (opcional)

750 ml de água a ferver

 

Ovos para escalfar

Água a ferver q.b.

Vinagre q.b.

Pimenta preta q.b.

 

Aquecer o azeite numa panela e amolecer a cebola e o alho, um ou dois minutos apenas. Juntar os tomates cortados em pedaços, o nabo e a curgete e deixar refogar uns minutos. Juntar a água e temperar com sal. Se necessário juntar também uma pitada de açúcar, caso os tomates sejam muito ácidos. Deixar levantar fervura e cozer por cerca de 20 minutos. Passar com a varinha mágica e coar num passador para descartar as peles e grainhas.

 

Numa caçarola ferver água e deitar um esguicho de vinagre. Mantendo o lume brando deitar um ovo cuidadosamente na água e deixar escalfar por três minutos (é melhor abrir o ovo para uma tacinha primeiro). Retirar com a escumadeira e servir o creme de tomate com um ovo escalfado polvilhado com pimenta preta.