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Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

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Seg | 02.10.23

Feijoa sellewiana

 

A Feijoa (Feijoa sellewiana) também conhecida como Goiaba Ananás já começa a ser um fruto conhecido de muita gente. Embora não se veja ainda à venda em supermercados (já vi há uns anos no Auchan mas era a cerca de 15€ o quilo visto que era uma fruta importada) já é comum em mercados onde os lavradores vendem as suas produções.

Tenho uma Feijoeira há perto de vinte anos que me foi dada por uma amiga e há alturas em que dá tanta fruta que nem sei o que mais lhe hei-de fazer além de comer e dar a quem gosta (nem todos apreciam o sabor mas os que gostam, amam!). Por isso, e porque já conheço bastantes pessoas que têm acesso a feijoas, esta semana vou deixar aqui algumas sugestões acerca do que se pode fazer com elas.

A feijoa possui propriedades antibactericidas, antioxidantes e antialérgicas e é rica em:

Iodo; Vitamina C; Vitamina E; Magnésio; Fósforo; Cobre; Ferro; Cálcio; Potássio; Vitaminas do Complexo B

Ajuda a combater os diabetes devido ao seu conteúdo em fibra;

Ajuda a baixar as inflamações das articulações devido ao alto teor de Cobre;

Ajuda a baixar a pressão arterial devido ao potássio e à sua função vasodilatadora;

Ajuda a combater a anemia devido à sua grande quantidade em ferro;

Ajuda a combater as doenças da boca devido às suas qualidades antibacterianas e antisépticas evitando o aparecimento de aftas;

Ajuda a combater o declínio cognitivo devido à quantidade de ferro e ácido fólico;

Ajuda a promover a saúde do coração, inestinos e ossos, entre outros orgãos do nosso corpo, porque as suas propriedades equilibram o nosso sitema imunitário.

 

Cada 100 g de feijoa contêm cerca de 55 calorias. Receitas em breve!

 

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Nota: a árvore quando está em flor é uma das mais bonitas que há

 

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