Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 07.10.14

experimentando...

 

Sempre foi uso em minha casa fazer a marmelada sem descascar os marmelos e desde sempre fiz a mesma receita de que aprendi com a minha mãe.

É uma receita fácil mas depois de passar a marmelada com a varinha mágica, tem que se levar ao lume novamente para ferver e esse passo pode ser complicado porque ao ferver faz uma espécie de vulcões que podem rebentar literalmente na nossa cara ou braços e além disso salpica imenso o fogão e arredores.

Esta receita, que encontrei no blogue Garfelo é muito fácil e nem sequer temos que passar por esse tormento das queimadelas.

Experimentem que ainda vão muito a tempo, o outono ainda agora começou.

 

Marmelada Caseira

 

2 kgs de marmelos

1,250 kgs de açúcar

 

Cortar os marmelos em fatias retirando caroços e algum ‘hóspede’ que por lá ande. Depois de limpos e arranjados, devem pesar dois quilos.

Pôr os marmelos cortados num tacho grande e por cima despejar o açúcar. Tapar o tacho e deixar repousar até ao dia seguinte.

No dia seguinte põe-se o tacho em lume forte e deixa-se levantar fervura. Baixa-se o lume e deixa-se cozer cerca de hora e meia, dependendo da rijeza dos marmelos. Apagar o lume e triturar com a varinha mágica.

Deitar em taças e deixar arrefecer.

 

Notas:

Por cima da marmelada costumo pôr papel vegetal embebido em aguardente (diz que afasta as formigas)

Ao acabar de triturar a marmelada, a mesma já estava espessa e depois de a deitar nas taças ficou logo rija

2 comentários

Comentar post