Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 01.10.24

ET

 

Nunca cozinhei Ruivo (Lepidotrigla cavillone), ou comi, se bem me recordo. Talvez por ter a cor parecida com a do Red Fish, que abomino desde criança. No entanto, sempre achei piada ao estranho peixe, que mais parece um extraterrestre mesmo depois de cozinhado.

No outro dia lá me enchi de coragem e comprei dois, que pedi para escalarem, sem saber bem ainda o que ia fazer com eles. Disseram-me que grelhado era bom mas quando cheguei a casa desatou a chover pelo que a ideia de os grelhar foi posta de parte. Uma espécie de estufado foi a solução encontrada e ficou muito bom.

Ah, é verdade, tem muitas espinhas. Volto a repetir? Talvez quando já não me lembrar da quantidade de espinhas bem afiadas (tenho a marca no meu dedo indicador que não me deixa mentir).

 

Ruivo Estufado

 

20240925_114655.jpg

 

2 ruivos escalados

2 dentes de alho

Sumo de 1/2 limão

Sal q.b.

1 colher de chá de orégãos

3 colheres de sopa de azeite

1 tomate bem maduro, sem pele

Coentros picados

 

Triturar os dentes de alho com o sumo de limão, orégãos e sal. Temperar o peixe com esta mistura e deixar marinar pelo menos uma hora.

Aquecer o azeite numa frigideira larga, juntar o tomate bem picado e deixar amolecer. Adicionar os coentros e colocar os peixes com a pele virada para baixo na frigideira, tapar e deixar estufar em lume brando por uns vinte minutos, verificando se é necessário acrescentar algum líquido.

Servir com arroz e uma salada.