estilo hasselback
Já tinha esta receita há mais de um ano para experimentar e acabou por ir ficando para trás sem nunca mais me lembrar dela. No outro dia reencontrei-a e decidi que agora era a hora. E em boa hora foi porque é mesmo uma maravilha de prato.
Se quiserem impressionar alguém sem terem muito trabalho já sabem, façam esta receita!
Peito de Frango Hasselback
(antes de ir ao forno)
2 peitos de frango do campo
4 tiras de bacon
4 fatias de queijo (usei Gouda)
Sal e pimenta q.b.
150 grs de cogumelos Portobello
6 raminhos de tomilho (ou alecrim)
1 cebola cortada em meias-luas
Azeite q.b.
No fundo de um pyrex ou outro tabuleiro que vá ao forno e à mesa põe-se um pouco de azeite e a cebola cortada em meias luas.
Cortam-se os peitos de frango com seis ou sete golpes mas sem chegar ao fundo, corta-se apenas até dois terços (se for necessário, põem-se duas colheres de pau, uma de cada lado do peito de frango, assim quando a faca chegar às colheres de pau não corta mais ficando como se pretende.)
Em cada golpe põe-se um bocado de bacon e de queijo, tenta-se gastar tudo mas se for demais, põe-se apenas o necessário. Pôr os peitos de frango sobre a cebola e os cogumelos cortados em fatias grossas espalhados à volta.
Tempera-se tudo com sal e pimenta, espalham-se os raminhos de tomilho e rega-se com um fio de azeite. Leva-se ao forno por cerca de meia hora, atenção se forem peitos de frango de aviário podem cozer mais rápido.
Retira-se do forno e serve-se com arroz branco e uma salada.
Nota: adaptada ligeiramente do original (na realidade esqueci-me de pôr as natas e o caril )