está quase...
Não queria deixar o ano terminar sem uma receita muito simples de peito de peito de peru recheado. Não tem dificuldade nenhuma, é uma delícia e ainda por cima tem um ar festivo, o que não podia ser melhor para uma mesa de fim de ano.
Eu sei, peito de peru. Nem toda a gente aprecia a secura desta carne mas confiem em mim quando vos digo que desta maneira fica mesmo bom, nem sequer parece que é peru. Só têm que pedir no talho para abrirem um peito de peru como se fosse um livro. Depois é só rechear com noz-pecã e cranberries (arandos secos), fazer um acompanhamento catita e está a festa feita.
Peito de Peru Recheado com molho de Cidra
1 peito de peru com cerca de 800 grs
Sal e Pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite + 1
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 copo de noz-pecã cortada em bocadinhos
1/2 copo de arandos secos, cortados em bocadinhos
1 colher de sopa de salva picada (mais umas folhas)
1 fatia de pão seco (2 se forem pequenas)
1 copo de caldo de frango ou água
1 copo de cidra de maçã
1 colher de sopa de vinagre de cidra
1 colher de chá de farinha Maizena
Passar o rolo da massa sobre a carne para ficar mais fina e temperar com sal e pimenta.
Aquecer o azeite numa frigideira e alourar a cebola e o dente de alho, de seguida juntar a noz-pecã picada, os arandos secos picados, o pão em cubinhos sem côdea e a salva picada. Mexer para envolver bem e adicionar 1/2 copo de caldo de frango (ou água) de modo a que a mistura fique húmida mas não ensopada.
Colocar este recheio no peito de peru e enrolar, atando com um fio próprio para cozinha (não pode ser um cordel qualquer!).
Aquecer a restante colher de sopa de azeite e alourar o rolo a toda a volta juntamente com algumas folhas de salva. Passar o rolo para um pyrex e adicionar o restante caldo de frango e a cidra. Temperar com mais sal se acharem necessário e cobrir com papel de alumínio. Levar ao forno por cerca de 45 minutos a uma hora e verificar se é necessário acrescentar mais líquido (caldo de frango, água ou cidra). Convém no fim ter líquido no pyrex porque ainda temos que fazer o molho. Retirar do forno e colocar o rolo numa travessa a repousar, coberto com papel de alumínio, enquanto fazemos o molho.
Passar o líquido que está no pyrex para uma caçarola, adicionar o vinagre de cidra e a farinha Maizena previamente dissolvida num pouco de água. Deixar engrossar e colocar numa molheira. Cortar o rolo em rodelas e servir acompanhado do molho e do acompanhamento escolhido.
Nota: receita ligeiramente adaptada desta