está naquela altura...
Como é sabido, sou de marés. Sou aquela pessoa que faz o possível por utilizar os ingredientes da época e assim tentar minimizar a pegada ecológica (alguém ainda se preocupa com isso ou já que estamos a viver numa pandemia e não sabemos como vai ser o dia de amanhã não vale a pena fazer sacrificios?).
E a maré agora é de maçãs. Maçãs, a minha fruta favorita mas que em determinada altura (agora) são tantas que é provável que comece a ficar um niquinho farta delas. Seja como for, há maneira de as poder guardar para mais tarde, para quando não estiverem a cair das árvores e tivermos que as comprar, sabendo de antemão que apesar de mais bonitas e perfeitas e sem bichinhos lá dentro não serão nunca tão saborosas.
E como a maré é de maçãs, as receitas também. Encontrei esta que me saiu tão bem que decidi fazer a parte do recheio e congelar para mais tarde, para quando já apetecer com saudades. Mas antes tive que experimentar e foi uma revelação.
'Bolo' de Maçã
Base:
6 a 8 maçãs (dependendo do tamanho)
1 colher de sumo de limão
1 colher de manteiga
1/2 copo de açúcar amarelo
1/2 copo de açúcar granulado
1 e 1/4 copos de água
Canela e noz-moscada a gosto
2 colheres de sopa de farinha Maizena
Topo:
1 e 1/4 copos de farinha
3/4 de copo de açúcar granulado
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 copo de manteiga
Base:
Descascar e cortar as maçâs em cubos e salpicar com o sumo de limão.
Numa frigideira derreter a manteiga e juntar os açúcares, as especiarias e a água com a farinha Maizena dissolvida. Adicionar as maçãs em cubos e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até as maçãs estarem macias, cerca de quinze a vinte minutos. Reservar.
Topo:
Aquecer o forno.
Misturar os ingredientes secos numa taça e adicionar a manteiga em cubos. Esfarelar com a ponta dos dedos até que a manteiga esteja completamente misturada e o resultado se pareça com migalhas grosseiras.
Pôr a mistura das maçãs no fundo de uma tarteira ou pyrex e por cima espalhar a mistura esfarelada. Levar ao forno por cerca de quarenta minutos ou até estar borbulhante a toda a volta. Servir morno ou frio, de preferência com uma bola de gelado.
O paraíso aguarda-vos.
Notas:
A palavra Bolo está entre pelicas porque este não é o bolo tradicional em que mexemos e misturamos todos os ingredientes;
A mistura das maçãs pode ser congelada depois de fria e usada mais tarde. É necessário deixar descongelar primeiro.