Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 03.09.21

está naquela altura...

 

Como é sabido, sou de marés. Sou aquela pessoa que faz o possível por utilizar os ingredientes da época e assim tentar minimizar a pegada ecológica (alguém ainda se preocupa com isso ou já que estamos a viver numa pandemia e não sabemos como vai ser o dia de amanhã não vale a pena fazer sacrificios?).

E a maré agora é de maçãs. Maçãs, a minha fruta favorita mas que em determinada altura (agora) são tantas que é provável que comece a ficar um niquinho farta delas. Seja como for, há maneira de as poder guardar para mais tarde, para quando não estiverem a cair das árvores e tivermos que as comprar, sabendo de antemão que apesar de mais bonitas e perfeitas e sem bichinhos lá dentro não serão nunca tão saborosas. 

E como a maré é de maçãs, as receitas também. Encontrei esta que me saiu tão bem que decidi fazer a parte do recheio e congelar para mais tarde, para quando já apetecer com saudades. Mas antes tive que experimentar e foi uma revelação.

 

'Bolo' de Maçã

 

20210819_201022.jpg

 

Base:

6 a 8 maçãs (dependendo do tamanho)

1 colher de sumo de limão

1 colher de manteiga

1/2 copo de açúcar amarelo

1/2 copo de açúcar granulado

1 e 1/4 copos de água

Canela e noz-moscada a gosto

2 colheres de sopa de farinha Maizena

 

Topo:

1 e 1/4 copos de farinha

3/4 de copo de açúcar granulado

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

1/2 copo de manteiga

 

Base:

Descascar e cortar as maçâs em cubos e salpicar com o sumo de limão.

Numa frigideira derreter a manteiga e juntar os açúcares, as especiarias e a água com a farinha Maizena dissolvida. Adicionar as maçãs em cubos e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até as maçãs estarem macias, cerca de quinze a vinte minutos. Reservar.

Topo:

Aquecer o forno.

Misturar os ingredientes secos numa taça e adicionar a manteiga em cubos. Esfarelar com a ponta dos dedos até que a manteiga esteja completamente misturada e o resultado se pareça com migalhas grosseiras.

Pôr a mistura das maçãs no fundo de uma tarteira ou pyrex e por cima espalhar a mistura esfarelada. Levar ao forno por cerca de quarenta minutos ou até estar borbulhante a toda a volta. Servir morno ou frio, de preferência com uma bola de gelado.

O paraíso aguarda-vos.

 

20210819_131230.jpg

 

Notas:

A palavra Bolo está entre pelicas porque este não é o bolo tradicional em que mexemos e misturamos todos os ingredientes;

A mistura das maçãs pode ser congelada depois de fria e usada mais tarde. É necessário deixar descongelar primeiro.

 

5 comentários

Comentar post