Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 01.02.24

está na hora

 

Tenho notado um decréscimo da qualidade do pão que se vende quer em supermercados quer em padarias. Quando o compramos parece agradável (embora na minha opinião tenha sempre excesso de sal) mas depois de umas horas parece um bocado de borracha.

Considerando que a par de uma quebra de qualidade tem havido um aumento de preço, estão reunidas as condições para recomeçar a fazer pão em casa com mais frequência.

 

Pão de Espelta (sem amassar)

 

20240130_190454.jpg

 

2 copos de farinha de trigo sem fermento

1 copo de farinha integral de espelta

1/2 saqueta de fermento de padeiro (usei Fermipan)

1 pitada de sal

1 e 1/2 copos de água

Farinha de milho para polvilhar

 

Misturar todos os ingredientes secos numa taça e juntar a água mexendo com uma colher de pau ou espátula até não se ver farinha seca. Tapar a taça com um pano e deixar repousar por algumas horas (deixei por cinco horas, pode ser até doze).

Aquecer o forno com um tacho de ferro, alumínio ou barro lá dentro, juntamente com a tampa.

Retirar a massa da taça para a bancada bem polvilhada com a farinha de milho. Com as mãos enfarinhadas dobrar a massa duas ou três vezes, dando-lhe finalmente o formato de uma bola e colocando-a num papel de ir ao forno.

Ao fim de meia hora retirar o tacho do forno e colocar o papel com o pão lá dentro. Tapar e levar ao forno por trinta minutos. Ao fim desse tempo retirar a tampa ao tacho e deixar a cozer por mais quinze ou vinte minutos, dependendo se queremos a crosta mais ou menos tostada.

Retirar o pão do forno e deixar arrefecer sobre uma rede.

 

4 comentários

Comentar post