escolhas
Nunca são demais para mim as maneiras de usar maçãs em sobremesas. É a modos como que uma obsessão, confesso.
Sempre que vejo uma receita de tarte, crumble, bolo ou queques de maçã tenho logo que ir ver se aquela ainda é melhor do que as outras.
Esta receita que vi por aí é muito boa, pode não ser a melhor (no que diz respeito a maçãs já estou num patamar de grande exigência ) mas voltaria a fazê-la, se não houvesse uma lista de milhares para experimentar…
Crumble de maçã
150 grs de farinha de trigo
50 grs de amêndoa moída
50 grs de flocos de aveia
125 grs de manteiga cortada em cubos, bem fria
35 grs de açúcar mascavado
35 grs de açúcar branco
750 grs de maçãs preparadas
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de canela em pó
Numa taça misturar a farinha com a amêndoa, os flocos de aveia e os açúcares. Adicionar os cubos de manteiga e com um garfo ou as mãos bem frias misturar bem até ficar uma espécie de migalhas. Reservar no frio.
Levar as maçãs descascadas e cortadas em fatias grossas ao lume num tachinho com uma colher de sopa de açúcar, duas colheres de sopa de água e a canela por cerca de dez minutos. Podem-se acrescentar outras especiarias a gosto ou substituir por baunilha.
Deitar a fruta numa tarteira e por cima espalhar a massa esfarelada. Levar ao forno bem quente até o topo estar dourado e a parte da fruta a borbulhar, 30 a 45 minutos, dependendo do forno.
Deixar arrefecer e servir com uma bola de gelado.