¡Escándalo!
Quando não tenho tempo ou paciência para procurar em livros de receitas algo diferente para usar os mesmos ingredientes, costumo pesquisar no Pinterest por palavras chave. E não me fico apenas pelo português, às vezes pesquiso em espanhol, inglês, até em italiano mesmo que depois tenha dificuldade em traduzir tudinho. Desta vez procurei em espanhol e saiu-me esta receita no site Recetas de… ¡Escándalo!
E ainda bem porque esta deve ter sido uma das marinadas de que mais gostei para fazer lombinho de porco. Também dá para outras peças, entrecosto por exempo ou cachaço. A carne fica mesmo saborosa e sem secar. Os ingredientes são os de trazer por casa.
Lombinho de Porco no forno com batatas
Marinada:
3 dentes de alho
1 colher de sopa de mostarda (usei de Dijon)
1/2 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de tomilho
1 colher de chá de alecrim (usei orégãos)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sumo de limão (usei sumo de meio limão)
4 colheres de sopa de azeite
Restantes ingredientes:
1 lombinho de porco
6 batatas
2 cebolas
Sal, pimenta e orégãos
Cerveja (usei uma mini)
Azeite q.b.
Num almofariz moer com o pilão todos os ingredientes da marinada. Pincelar o lombinho de porco com esta mistura e deixar repousar enquanto se preparam os restantes ingredientes.
Descascar e cortar as batatas em rodelas com cerca de um centímetro e as cebolas em meias-luas. Colocar na base de um tabuleiro e temperar com sal e pimenta e orégãos. Verter a cerveja no tabuleiro num cantinho para não lavar os temperos e deitar um jorro de azeite. Por cima dispôr o lombinho de porco com toda a marinada. Levar ao forno por cerca de meia-hora, retirar e voltar o lombinho. Verificar se é necessário acrescentar mais líquido, se for deve-se acrescentar mais um pouco de cerveja. Levar novamente ao forno por mais meia-hora e retirar.
Deixar repousar por uns minutos antes de cortar o lombinho em fatias e servir com as batatas e uma salada ou verduras cozidas.