epifanias
Embora um dos meus peixes favoritos seja o carapau, grande de preferência, a cavala nunca foi muito apreciada já que, quando era miúda, costumavam fazê-la cozida e nunca consegui gostar. Até que, há uns anos atrás, numa taberna no Grove (Galiza), era o prato do dia e, férias são férias, experimentar coisas novas é a ordem do dia, lá pedi a cavala grelhada.
Foi uma epifania! Estava muito bem confeccionada e o sabor era surpreendente, ao ponto de eu pensar: o que é que andeia fazer estes anos todos???
No fim do almoço perguntei ao senhor da taberna, e cozinheiro, como tinha preparado a cavala e ele disse-me, em meia dúzia de palavras, que o tempo era escasso, como fazia. Escrevi, ao mesmo tempo que ele ditava, num caderninho com que costumo andar e cá está, a cavala grelhada que me conquistou e que tenho feito muitas vezes desde então.
Cavala Escalada Grelhada
1cavala escalada, sem a cabeça
1 dente de alho
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
Sal grosso q.b.
Ralar ou picar os dentes de alho e misturar com o sumo de limão e o azeite. Temperar a cavala com sal e com o molho de alho e azeite, de ambos os lados.
Colocar a cavala com a pele virada para baixo numa sertã antiaderente, que esteja bem quente e tapar com um testo. Deixar por uns cinco minutos e retirar da sertã. Servir com uma salada de tomate.