ena tantos
Adoro biscoitos. De aveia ainda mais.
Os ANZAC são, de entre os de aveia, os meus favoritos e já experimentei imensas receitas, algumas das quais deixei aqui.
No outro dia decidi modificar a mais recente (e uma das minhas favoritas) e substituí os flocos de aveia por flocos de espelta e a farinha de trigo por farinha de espelta.
Sabem aquela altura em que acham que é impossível fazer algo que já é muito bom ainda melhor e descobrem que afinal não há impossíveis? Foi esta
Biscoitos Anzac de Espelta
100 grs de manteiga sem sal
100 grs de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de Golden Syrup (ou mel)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de água a ferver
175 grs de farinha de espelta
100 grs de flocos de espelta
50 grs de coco ralado
25 grs de sementes de linhaça
25 grs de sementes de girassol
25 grs de sementes de sésamo
Aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça misturar farinha, flocos, coco e sementes.
Levar uma caçarola ao lume e derreter a manteiga com o açúcar e o Golden Syrup (ou mel).
Numa chávena dissolver o bicarbonato de sódio na água a ferver. Adicionar à caçarola e mexer. Vai fazer muita espuma mas é mesmo assim.
Deitar esta mistura na taça com os restantes ingredientes, mexer bem e moldar bolinhas um pouco maiores do que nozes. Espalmar e pôr em tabuleiros forrados com papel de ir ao forno.
Levar ao forno por cerca de 10 a 15 minutos (no meu forno, que não tem termómetro e é a gás, levou cerca de 12 minutos a ficar bem tostadinho como eu prefiro).
Retirar os tabuleiros do forno e deixar arrefecer por cinco minutos, depois retirar os biscoitos para uma rede para acabarem de arrefecer. Quando ficam frios ficam mais crocantes.