Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 20.09.24

em modo compota #28

 

Não costumo plantar pimentos (à excepção dos de Padrón) porque na realidade não é algo que consuma por aí além. Não gosto dos verdes e, os vermelhos, um ou dois são suficientes para ter na arca em tiras e ir gastando ao longo do ano. Mas este ano deram-me imensos. Imensos! Verdes, vermelhos, amarelos e até um cor de laranja.

Despachei logo uma carrada deles para quem gosta e, ainda com bastantes para gastar, fiz massa de pimentão e, pela primeira vez, compota de pimento vermelho, que já provei algures e me agradou bastante.

Aproveitei para encher frasquinhos pequeninos que tinha à mão (não se podem comprar frascos hoje em dia, estão caríssimos!) e distribuí por algumas coleguinhas de Pilates que até fizeram um brinde

Para quem pensa: mas como é que se come compota de pimento, ainda por cima picante?

Respondo eu: Com requeijão! Com queijo! Ou à colherada...

 

Compota (meio picante) de Pimento Vermelho

 

20240915_083648-COLLAGE.jpg


2 pimentos vermelhos

1 malagueta (opcional)

1 copo de açúcar branco

200 ml de vinagre de sidra

2 colheres de sopa de sumo de limão

 

Limpar os pimentos e a malagueta de sementes e picar em bocadinhos miudinhos (pode ser à mão mas é muito mais prático com a picadora).

Colocar num tacho com o açúcar, o vinagre e o sumo de limão. Levar a lume forte até levantar fervura, baixar o lume e deixar fervilhar por cerca de vinte minutos. Transferir de imediato para frascos esterilizados e fechar. Em pouco tempo as tampas criam vácuo e pode-se guardar por uns meses.