em modo compota #26
Na língua inglesa, qualquer compota feita de citrinos chama-se 'Marmalade'. A palavra vem da palavra portuguesa 'Marmelada' que se refere a uma pasta feita com marmelos, como já os gregos e os romanos faziam.
No caso da marmalade inglesa, pode ser feita cortando os citrinos em fatias finas ou cozendo a fruta inteira, adicionando depois o açúcar.
A versão que faço, e cuja receita e instruções me foram dadas por uma prima da minha mãe, é a das fatias e ela aprendeu-a por volta dos anos trinta do século passado (quase há cem anos!) ensinada pela patroa, inglesa, numa casa da Foz de uma daquelas famílias que comercializavam o vinho do Porto entre Portugal e Inglaterra. Que isto afinal anda tudo ligado...
A receita é facílima de fazer e o sabor desta conserva é fenomenal. Se apreciam sabores intensos, experimentem.
Compota de Laranja (Marmalade)
4 laranjas para meio litro de água
O mesmo peso de açúcar das laranjas
Cortam-se as laranjas às tirinhas muito finas e deitam-se numa taça de molho na água de um dia para o outro (primeiro tiram-se as tampas e os caroços às laranjas).
No dia seguinte põe-se a cozer a mistura de laranja e água durante 1/4 de hora. Depois junta-se o açúcar e vai-se mexendo e deixa-se diminuir o volume até o doce ganhar ponto.
Guardar em frascos esterilizados.