Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 18.10.19

em modo compota #23

 

Tenho uma videira de uvas americanas (também conhecidas por uvas morangueiras). Dá que se farta mas não é uma fruta que eu aprecie muito para comer ao natural por isso penso sempre em a usar de maneira que possa tirar mais partido.

Às vezes até as dou a um vizinho que as usa para fazer vinho (detesto vinho americano!) mas este ano ele não fez por isso andei a magicar…

Além de sumos feitos na hora (por vezes congelo para mais tarde…) também fiz geleia. Encontrei esta receita e adaptei para ser ainda mais fácil.

Ficou tão boa que até mete impressão 

 

Geleia de Uvas Americanas

 

IMG_20190910_182236.jpg

 

1,5 kg de bagos de uvas

Sumo de um limão

Água

Açúcar

 

Pôr os bagos de uva lavados num tacho e cobrir com água. Levar ao lume e deixar levantar fervura. Baixar o lume e cozer por meia hora.

Passar por um passe-vite ou por um coador de modo a passar líquido e alguma polpa, sem sementes.

Medir e adicionar 500 grs de açúcar e o sumo de limão.

Levar ao lume e deixar fervilhar em lume brando até formar uma espuma sobre a geleia (cerca de 1 hora ao lume).

Se preferirem, podem fazer o teste do prato frio. Põe-se um prato no congelador por uns minutos e de seguida põe-se uma colher de geleia no prato. Passa-se o dedo pelo meio da geleia esse ficar separado já está pronta.

Deitar de imediato em frascos esterilizados, tapar e deixar arrefecer. Verificar se ficaram em vácuo (a tampa não oscila quando se carrega) e guardar até um ano, se conseguirem .