é pau, é pedra
“Na terra [Brasil] não há pão, supre-se este defeito com a farinha de pau que é o pó de uma raiz sativa, a que chamam de mandioca” - segundo o registo de Francisco da Fonseca Henriques, médico de D. João V, no seu livro de 1721 'Âncora Medicinal para Conservar a Vida com Saúde'.
A farinha de pau, feita pelos índios, era assim chamada para a diferenciar da farinha de trigo que os colonizadores levavam de Portugal. De um modo geral acompanhava todos os alimentos: carne, peixe e fruta. Com a farinha os índios faziam pirão (que é uma espécie de papa - como na receita abaixo) e farofa.
A farinha de pau é rica em hidratos de carbono, fibra, vitaminas do complexo B e minerais como o manganês, magnésio, ferro, cálcio, zinco e potássio e não tem gordura nem glúten.
Quando era pequena era costume a minha mãe fazer um prato de farinha de pau com pescada. Há décadas que não comia disto e noutro dia em conversa com as minhas irmãs lembrámos a receita de antigamente e que elas continuam a fazer. Eu nunca a tinha experimentado mas as orientações foram muito fáceis de seguir. Recomendo!
Pescada com Farinha de Pau

1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de molho picante (opcional)
1 tomate grande maduro (usei congelado)
1/2 copo de vinho branco
2 postas de pescada
500 ml de água ou caldo de peixe
Farinha de Pau q.b.
Salsa picada
Num tacho alourar a cebola no azeite e molho picante, adicionar o tomate sem pele bem picado, o vinho e as postas de pescada. Temperar com sal e deixar refogar até que a pescada esteja cozinhada. Retirar a pescada do tacho e desfiar, descartando as peles e as espinhas.
Adicionar água ou caldo de peixe ao refogado e deixar levantar fervura. Rectificar os temperos se necessário e deixar cair a farinha de pau em chuva sobre o refogado, mexendo sempre para não criar grumos. Começa a engrossar de imediato por isso temos que estar atentos à quantidade de farinha (confesso que foi a ''olhómetro' mas devo ter usado umas 50 grs).
Adicionar a pescada desfiada, polvilhar com salsa picada e servir.

