É isto
Não compro hambúrgueres ou almondegas já preparados. Se lerem os ingredientes, até farinha têm na mistura e as carnes imagino que sejam daquelas que não interessam nem ao menino Jesus. Por isso quando vou ao talho peço para picarem carne e moldarem os hambúrgueres que já vêm prontinhos para cozinhar. Em casa congelo-os e depois é só gastar à medida das necessidades.
- Ah, e não vêm temperados? - perguntam vocês.
- Não. E não faz falta nenhuma.
Hamburguer com Cebola Caramelizada
1 cebola
3 colheres de sopa de azeite
4 rabanetes
1 colher de sopa de vinagre de cidra
2 hambúrgueres
2 colheres de sopa de azeite
2 fatias de queijo (opcional)
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de molho Worcestershire (molho Inglês)
Sal q.b.
2 bolos do caco
Mostarda para servir
Começamos por cortar a cebola em meias-luas e levamos ao lume com o azeite mexendo frequentemente até ficar acastanhada. Retiramos da frigideira e reservamos.
Entretanto cortamos os rabanetes em rodelas finas e misturamos numa tacinha com o vinagre de cidra (podemos usar do outro se não houver de cidra).
A seguir, na mesma frigideira da cebola caramelizada, deitamos mais duas colheres de sopa de azeite e cozinhamos os hambúrgueres que temperamos com sal e pincelamos com o molho inglês e a mostarda dos dois lados. Deixamos cozinhar por uns cinco a oito minutos, dependendo da grossura. Quando espetamos uma faca no meio e já não sair líquido avermelhado, estão prontos.
Se quisermos também usar o queijo, é nesta altura que o pomos sobre os hambúrgueres e tapamos a frigideira para que o queijo derreta.
Tostamos ligeiramente as metades do bolo do caco e numa metade pomos mostarda a gosto, o hambúrguer, a cebolada, as rodelas de rabanetes e tapamos com a outra metade do pão. Servimos com batatas fritas, de preferência destas.