é isto!
Por esta altura encontram-se em qualquer supermercado ou mercearia frutos secos, inteiros, partidos, ralados, moídos… tudo a que temos direito!
Com uma farinha de avelã fiz estes biscoitos cuja receita encontrei aqui. Ficaram excelentes, do mais guloso que pode haver.
Não sei se chegam a presentes, se não chegarem, azarito
Biscoitos de Avelã
3 e ¼ copos de farinha
1 pitada de sal
1colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó
175 grs de manteiga sem sal
½ copo de açúcar
1 copo de açúcar mascavado
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos grandes
150 grs de chocolate picado em pedacinhos
150 grs de avelãs moídas (em farinha)
Numa taça misturar a farinha, sal, bicarbonato e fermento. Reservar
Na taça da batedeira bater a manteiga por um minuto (deve estar à temperatura ambiente). Juntar os açúcares e bater por dois minutos. Adicionar a baunilha e os ovos, um a um. De seguida, em velocidade baixa, adicionar a mistura da farinha em três ou quatro vezes. Depois adicionam-se os pedacinhos de chocolate e a avelã ralada. Logo que estejam incorporados, deixa de se bater. Põe-se a massa no frigorífico pelo menos por duas horas. Pode esperar até três dias.
Quando for para cozer os biscoitos, aquece-se o forno e forram-se os tabuleiros com papel de ir ao forno. Moldam-se bolas do tamanho de nozes grandes, achatam-se ligeiramente e põem-se nos tabuleiros. Vai ao forno por cerca de oito minutos e depois viram-se os tabuleiros e deixa-se estar mais sete minutos (verificar se é necessário mais tempo, depende dos fornos). Retirar quando alourados e deixar arrefecer numa rede. Guardar em latas forradas com papel vegetal.