Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 20.07.22

E aí?

 

Quinoa.

Há já alguns anos que esta semente apareceu em tudo o que é receita saudável. Muita conversa à volta da mesma, muita gente a favor. Para os veganos e vegetarianos é mesmo boa.

Já existe desde os Incas e é a base da alimentação do pessoal dos Andes, tem muitas proteínas e outras mais-valias que só visto. Alguns acham que o mediatismo desta semente acabou por a tornar muito mais cara o que fez com que quase deixasse de ser possível aos povos que sempre a usaram continuarem a consumi-la já que por um lado vai  quase toda para os países ricos, por outro lado a que sobra fica caríssima para quem dela precisa (o preço triplicou entre 2006 e 2013!).

Eu não entro muito nestes comboios de 'agora é sumos verdes com couves, depois é quinoa e mais tarde ainda tudo a comer hambúrguer em bolo do caco, ou batatas fritas servidas em baldinhos de zinco', ou seja, em modas.

Mas que gosto de experimentar coisas novas, ao menos uma vez (ou duas), lá isso gosto. E não podia deixar de experimentar a Quinoa, já depois de ter passado quase todo o buzz à sua volta.

E cá está ela, experimentada.

Vale a pena? Sinceramente, embora seja agradável, não me parece que valha a pena os Andinos ficarem sem comer por minha causa…

 

Salada de Quinoa e coisas

 

20220709_200700.jpg

 

Quinoa cozida (de acordo com instruções da embalagem)

Abacate

Tomate

Ovo cozido

Cebola roxa

Azeitonas

Sultanas douradas

Noz-pecã

Bolinhas de queijo mozarela

Pimenta preta moída

Molho (azeite, vinagre de vinho tinto, sumo de limão e flor de sal)

 

Cortar o que for de cortar ao tamanho desejado e misturar todos os ingredientes nas quantidades desejadas numa taça. Deitar o molho por cima, mexer e servir. Frio, que é melhor.