duas versões
Quando falo em papas de aveia, em como são ideiais para os pequenos-almoços - podem servir-se frias ou quentes e até podemos prepará-las uma vez por semana e ir gastando ao sabor dos dias - algumas pessoas estremecem como se eu estivesse a tentar convence-las a voltar ao século passado onde as papas de aveia e o óleo de fígado de bacalhau eram tudo menos coisas 'cool'. E, correndo o risco de estar sozinha nesta minha admiração, não posso deixar de dizer o quanto as acho fantásticas:
- São extremamente nutritivas, ricas em vitaminas, minerais e anti-oxidantes como magnésio, fósforo, zinco, vitaminas e outras coisas que só nos fazem bem;
- Contêm fibras solúveis;
- Ajudam a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue;
- Graças ao alto teor de fibra podem ajudar a baixar o risco de cancro do cólon;
- São muito nutritivas e saciantes, o que pode até ajudar a perder peso;
- São extremamente energéticas o que ajuda àqueles que praticam exercício físico.
E são muito versáteis, tanto que da mesma base podemos fazer vários tipos de finalização. Deixo aqui apenas duas mas há imensas pelo blogue e por essa internet fora. Experimentem.
Papas de Aveia (duas versões)
6 colheres de sopa de flocos de aveia
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Água q.b.
Colocar os flocos de aveia numa caçarola com o sal e o açúcar. Cobrir com água e levar ao lume, mexendo de vez em quando por cerca de cinco minutos. Acrescentar mais água se começar a ficar muito grosso, deve ficar cremoso mas soltinho porque vai continuar a engrossar enquanto arrefece.
Depois de pronto dividem-se as papas por duas taças.
Numa delas acrescenta-se uma colher de sopa de cacau em pó e mexe-se bem. Corta-se meia banana às rodelas e dispõe-se sobre as papas. Salpica-se com coco ralado e pepitas de cacau e serve-se.
Noutra taça acrescentam-se mirtilos e framboesas, salpica-se com coco ralado tostado e serve-se.