dois em um
Sou pessoa para ir juntando sobras de carnes assadas e cozidas de modo a que, quando existe uma quantidade considerável, faço croquetes e empadões. Normalmente a mistura que dá para fazer os croquetes é a mesma que uso para o recheio do empadão e assim fazem-se dois pratos com o trabalho de um. Como se costuma dizer, só se estraga uma casa
Empadão de Carne
1,5 kg de batatas para cozer
leite quente q.b.
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Manteiga para untar tabuleiro
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 dl de azeite
500 grs de sobras de carnes e enchidos de cozido, picados
1 colher de sopa bem cheia de farinha
250 ml de água do cozido ou leite
Sal q.b.
Noz moscada e pimenta q.b.
1 ovo
Cozer as batatas em água temperada com sal. Escorrer e passar num passe-vite ou esmagar com um utensílio próprio. Adicionar a manteiga e o leite quente, mexer bem e temperar com pimenta preta acabada de moer e noz-moscada.
Enquanto as batatas cozem para fazer o puré, alourar a cebola no azeite e juntar os dentes de alho. Mexer e adicionar a carne picada e deixar apurar. Juntar uma colher de sopa bem cheia de farinha e mexer. De seguida juntar água de cozer as carnes ou leite e envolver bem de modo a ficar um creme não muito líquido. Temperar a gosto com noz-moscada e pimenta, verificar o sal (atenção que as carnes e enchidos já estão temperadas).
Para a montagem do empadão, untar o tabuleiro com manteiga e colocar metade do puré na base, espalhar a mistura da carne sobre por cima e finalmente colocar o restante puré. Pincelar com ovo batido e levar ao forno até estar dourado.