do que é bom
Sempre que vou à Galiza tenho que comer empanadas. Sejam de atum, de bacalhau com passas, de ‘berberechos’ (berbigão) ou de carne, tem mesmo que ser!
Vi esta receita e a massa pareceu-me bem fácil de fazer. Pareceu e é, não me lembro de fazer uma massa tão rápido e tê-la logo pronta a usar. Daí a uma mega empanada, foi o tempo de a cozer.
Bom apetite!
Empanada de Atum
Massa:
500 grs de farinha de trigo
150 grs de óleo de girassol
150 grs de leite
1 ovo
1 pitada de sal
Recheio:
2 cebolas
100 ml de massa de tomate
1 colher de chá de pimentão doce em pó
3 latas de atum escorrido
6 tirinhas de pimento vermelho
1 pitada de sal
Azeite q.b.
Gema de ovo para pincelar
Numa bacia põe-se a farinha e faz-se um buraco no meio. Aí deitar os restantes ingredientes da massa. Segurar a bacia com uma mão e com a outra amassar, é muito rápido a massa fica logo numa bola. Tapar com um pano por uns 15 minutos.
Pôr o atum a escorrer (se for em azeite, pode-se aproveitar algum do azeite para refogar a cebola).
Picar a cebola e refogar num pouco de azeite até ficar translúcida. Adicionar o tomate o sal e o pimentão doce. Deixar refogar por uns minutos e adicionar o atum e as tirinhas de pimento. Mais dois ou três minutos ao lume e desligar. Deixar arrefecer.
Dividir a massa em duas partes (uma ligeiramente maior). Estender metade da massa e forrar um tabuleiro rectangular ou redondo. Por cima espalha-se o refogado de atum. Estende-se a restante massa e tapa-se o refogado. Fazer um rolinho para pôr à volta do tabuleiro. Com alguma massa que tenha sobrado pode-se fazer algo para enfeitar (eu fiz um arremesso de folhas ). [E esqueci-me mas deve-se pincelar a massa com uma gema batida]
No meio da empanada abre-se um buraco para servir de chaminé e sair o vapor quando estiver a cozer.
Leva-se ao forno por uns 45 minutos ou até estar bem douradinha.
Deixar arrefecer ligeiramente e servir, como entrada ou com uma salada para uma refeição mais completa.
Pode-se congelar o que sobrar e depois aquecer no forno ou no micro-ondas.