Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 12.07.23

do melhor!

 

Uma das verduras que prefiro são as vagens. Conhecidas por 'Feijão-verde' em todo o lado, aqui na zona onde vivo são conhecidas por vagens embora também haja quem lhes chame 'baiges' ou 'vaijas'  (e há uma casa onde passo nas minhas caminhadas que tem um letreiro escrito à mão pendurado no portão onde se lê: 'bendesse vaijes').

Este ano não estão a dar tanto como é costume mas vão dando para o gasto embora não consiga o suficiente para guardar na arca e gastar ao longo do ano. Normalmente duram até Abril ou Maio quando a safra é boa mas este ano é gastar o que há fresco e dar-me por satisfeita. Embora se comam cozinhadas, há quem as consuma em cru; tenho uns amigos que as comem directamente da planta!

As vagens são ricas em vitaminhas A, C e K; têm alto teor de ácido fólico e fibras;  têm bastante cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e, melhor notícia de sempre: 150 grs desta verdura têm apenas 28 calorias!

O que há para não gostar?

 

Salada de Massa e Vagens com Salmão Fumado

 

20210710_200903.jpg

 

200 grs de vagens

100 grs de massa (usei torcidos tricolores)

2 ovos

100 grs de salmão fumado

50 grs de quijo-creme

50 ml de leite

1 raminho de aneto ou salsa

Adobo q.b.

 

Cozer as vagens com a massa e os ovos. Escorrer e deixar arrefecer. Descascar os ovos e cortar em quartos, depois em tiras.

Cortar o salmão em bocados pequenos e picar o aneto ou salsa.

Num frasco misturar bem o queijo creme com o leite para que fique um molho cremoso. Temperar com o Adobo ou apenas com sal e pimenta.

Colocar todos os ingredientes numa taça e por cima verter o molho. Envolver bem e servir.