Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 17.06.25

do Chipre

 

Após a nossa entrada na União Europeia, primeiro começaram a aparecer supermercados diferentes daqueles a que estávamos habituados e, pouco a pouco, começaram também a aparecer nas prateleiras desses supermercados, e dos restantes que não queriam ficar para trás, novos ingredientes que nos eram completamente desconhecidos até então. Há imensos produtos novos que começam a fazer parte do nosso dia-a-dia, alguns que não deixam dúvidas nenhumas à sua utilização, outros que não são tão divulgados e são ainda olhados 'de lado'.

O queijo Halloumi é um deles. Mais recente nos nossos supermercados é um queijo de origem cipriota que existe desde o império Bizantino, feito com leite de cabra e ovelha,. É comum na zona do mediterrâneo, balcãs e médio oriente e tem a particularidade de não derreter, sendo por isso perfeito para fritar ou grelhar já que mantém sempre a sua forma, podendo também ser consumido cru.

É um queijo salgado porque é conservado em salmoura, e tem uma textura firme e macia, o que o torna excelente para saladas, para acompanhar fruta ou para acompanhar umas bebidas geladinhas.

 

Salada ao estilo Mediterrânico com Queijo Halloumi

 

20250606_194542.jpg

 

Queijo Halloumi, grelhado e cortado em cubos

Arroz cozido

Cebola picada

Tomate cherry em quartos

Tomate seco picado

Azeitonas descaroçadas e cortadas em rodelas

Alcaparras

Salsa e hortelã picadas

Molho: azeite, sumo de limão, mel e mostarda, colocar num frasco, agitar e verter sobre a salada

 

Misturar tudo numa saladeira e servir.