DIY
Tenho uns amigos na Nova Zelândia que conheci quando viviam na Suiça e viajavam para Portugal por razões profissionais. Já nos conhecemos há perto de vinte anos e, apesar de agora terem regressado ao seu país natal, o que torna mais difíceis os encontros, e de não usarem redes sociais, continuamos a trocar mails e fotografias, nomeadamente da produção das nossas hortas e de receitas que nos parecem interessantes. O Neil é o que liga mais à horta e cozinha ao passo que a Ann é mais chegada ao jardim, ganhando inclusive concursos locais de arranjos florais.
No outro dia o Neil enviou uma foto de uns frascos com mostarda feita por ele. Pedi logo a receita porque além de gostar bastante de mostarda, quando leio os ingredientes nos rótulos das que se vendem nos supermercados, aquilo leva montes de coisas das quais a mostarda é um ingrediente muito reduzido [eu sou aquela pessoa que anda às compras e lê todos os rótulos, faz comparações entre marcas e marcas-brancas, imagina se poderia fazer aquilo em casa e por aí fora...]. O Neil enviou logo a receita e cá está a mostarda que agora tanto está no meu frigorífico como num frigorífico da Nova Zelândia.
Mostarda de Limão
100 grs de sementes de mostarda
1 colher de sopa de grãos de pimenta preta
1/2 copo de sumo de limão
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de óleo de girassol (ou azeite extra-virgem)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de curcuma (açafrão das Índias)
Colocar todos os ingredientes num recipiente, pode ser num frasco, e deixar de um dia para o outro.
No dia seguinte triturar no liquidificador ou com a varinha mágica (que foi o que usei) até ficar uma espécie de puré e passar para frascos mais pequenos. Guardar no frigorífico.
Nota: as sementes de mostarda existem à venda em super/hipermercados