DIY
Sempre que vejo maçaricos de cozinha à venda nos supermercados acho sempre que não vale a pena comprar um porque tralha já tenho que chegue e além disso seria para usar muito poucas vezes. No outro dia, quando fiz esta tarte, pensei que era uma boa altura para ter um desses maçaricos já que era capaz de fazer um efeito bonito no merengue.
De repente lembrei-me que cá em casa existe um maçarico, daqueles maiores e que é usado de vez em quando em alguma 'obra' tipo faça-você-mesmo. Ora um maçarico é um maçarico, serve apenas um propósito que é lançar uma chama por isso lá fui eu buscá-lo aos arrumos e cá está o merengue tostadinho que vem confirmar que não é preciso ter um aparelhómetro específico para a cozinha se já tivermos um para outras tarefas.
Tarte de Limão Merengada
150 grs de bolachas Maria Fibra
25 grs de nozes
75 grs de manteiga amolecida
4 ovos (separar gemas das claras)
1 lata de leite condensado
½ copo de sumo de limão
50 grs de açúcar
Triturar as bolachas com as nozes e juntar a manteiga. Deitar esta mistura na base de uma tarteira e levar ao forno por dez minutos.
Entretanto batem-se as gemas com o leite condensado e o sumo de limão. Deita-se este creme sobre a base da tarte e vai novamente ao forno por mais dez minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Colocam-se as claras e o açúcar numa taça que se leva ao microondas por dez segundos. Retira-se e bate-se com a batedeira até ficar um merengue liso e brilhante com as claras bem firmes. Pôr sobre a tarte já fria e 'chamuscar' o merengue com um maçarico.
Servir a tarte bem fresca.