Depressa e bem
Este pão é para aquelas alturas em que queremos pão já! Não queremos amassar, não queremos esperar que levede, não estamos para estar uma hora à espera que coza, não queremos ir à rua comprar e tudituditudo.
É um pão maravilhoso para acompanhar uma bela sopa de tomate, a aproveitar os mais maduros que a época nos dá. A receita da sopa vem amanhã. A do pão está já aqui.
"'Simple Soda Bread"
(Revista Sainsbury Magazine, Setembro 2017)

250 grs de farinha de trigo integral (usei espelta integral)
250 grs de farinha de trigo com fermento
100 grs de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres de chá de açúcar amarelo (usei antes uvas passas)
250 ml de leite com 1 colher de sopa de vinagre misturado
200 ml de água
1 colher de chá de azeite
Aquecer o forno a 200ºC ou a olho como faço com o meu que não mede nadinha. Forrar um tabuleiro ou forma larga com papel vegetal.
Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande. Adicionar o leite com vinagre e a água. Mexer tudo com um garfo ou colher de pau. Salpicar com um pouco de farinha para poder mexer na massa sem pegar e formar uma bola que se põe no tabuleiro. Fazer uma cruz no meio com uma faca afiada e espalhar o azeite na superfície com um pincel ou com as mãos.
Levar ao forno por cerca de trinta ou trinta e cinco minutos. Quando estiver perfeitamente cozido deve fazer um som oco se batermos com os nós dos dedos no topo. Deixar arrefecer e servir, de preferência morno com manteiga ou azeite.

(antes de ir ao forno)

